Neste sábado (29), durante um evento político na Zona Leste da capital Paulista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abordou o polêmico leilão para importação de arroz, reconhecendo que houve “confusão” no certame, mas enfatizando que o objetivo era reduzir o preço do produto.
“Estes dias eu decidi importar arroz para baixar o preço. Deu uma confusão desgraçada, mas acho que o arroz começou a abaixar. Eu quero que baixe”, declarou Lula.
Embora Lula acredite numa queda no preço do arroz, dados do IPCA-15 de junho, uma prévia do índice oficial de inflação, mostraram que o arroz teve um aumento de 4,20%. Este índice foi calculado pelo IBGE entre os dias 16 e 14 de junho.
O presidente reiterou seu compromisso de tornar mais acessíveis alimentos como carne, expressando o desejo de que os brasileiros possam novamente desfrutar de uma picanha acompanhada de cerveja.
“Quero que [o preço da] a carne abaixe, porque aquele sonho da gente voltar a comer uma picanha e tomar uma cerveja, eu quero que aconteça, ele vai voltar”, afirmou.