André Mendonça assume nesta terça-feira como ministro titular do TSE, ocupando a vaga destinada a ministros do STF, anteriormente ocupada por Alexandre de Moraes. Sua chegada ocorre pouco mais de 100 dias antes das eleições municipais, período em que o TSE enfrentará uma série de desafios relacionados às disputas entre candidatos de diferentes partidos.
A ministra Cármen Lúcia lidera a Justiça Eleitoral, com Nunes Marques como vice-presidente da Corte. André Mendonça se une a eles, juntamente com Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Raul Araújo e Isabel Gallotti, completando a composição do tribunal.
André Luiz de Almeida Mendonça, natural de Santos (SP), tem 51 anos e é mestre e doutor em Direito com menção de Doutorado Internacional pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Ele é professor do Programa de Doutorado em Estado de Direito e Governo Global nessa universidade, além de professor de graduação em Direito na Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília e em diversos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil.