No último domingo (23), foram definidos os 48 atletas que competirão no skate nos Jogos Olímpicos de Paris. Após o encerramento do Pré-Olímpico de Budapeste, o Brasil consolidou 12 vagas. Contudo, algumas surpresas chamaram atenção nas classificações. A campeã olímpica Momiji Nishiya não conseguiu se classificar, enquanto Cory Juneau, medalhista de bronze no park masculino, também ficou de fora.
Cada país teve permissão para qualificar até 12 atletas, distribuídos entre as categorias park e street masculino/feminino. Apenas Brasil e Estados Unidos preencheram todas as cotas disponíveis. O Japão, outra potência do skate mundial, levará 10 atletas, e a Austrália terá nove representantes. Ao todo, 22 países estarão representados na competição.
O limitador de três atletas por modalidade foi um obstáculo para Jagger Eaton, campeão mundial de 2022, que liderou grande parte da corrida olímpica, mas foi ultrapassado por seu compatriota Tom Schaar no Pré-Olímpico de Budapeste. Jagger se classificou para o street em Paris e busca repetir ou superar sua medalha de bronze conquistada anteriormente. Dos 12 brasileiros classificados, quatro são estreantes: Raicca Ventura, Gabi Mazetto, Augusto Akio e Luigi Cini. Todos os demais já participaram dos Jogos de Tóquio.
Os Jogos Olímpicos de Paris ocorrerão entre 26 de julho e 11 de agosto, com o skate programado para os dias 27 e 28 de julho (street) e 6 e 7 de agosto (park). O Brasil subiu ao pódio três vezes na última edição, com as pratas de Rayssa Leal, Pedro Barros e Kelvin Hoefler.
3.5