Nesta segunda-feira (24), o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi palco de revolta devido ao que foi visto como uma demonstração de privilégio e desperdício por parte da Presidência da República: dois dos maiores jatos do Grupo de Transportes Especiais (GTE) da FAB estavam estacionados lado a lado, aguardando Lula (PT) e Janja. O imponente Airbus 319 A e o jato EMB-190, utilizado como “reserva”, estavam ali enquanto cidadãos esperavam em filas para embarcar nos seus próprios voos, pagos do próprio bolso.
Onda de Revolta
A notícia de que os aviões estavam à disposição da dupla se espalhou entre os funcionários de Congonhas, aumentando a indignação.
Mordomia Exposta
Em diversos momentos, foram ouvidos gritos de protesto direcionados ao petista, que desfrutava das regalias do cargo sem qualquer preocupação com discrição.
Nós Sempre Pagamos
O Airbus 319/VC-1A custou R$ 400 milhões em 2005, e o Embraer Lineage 1000/VC-2, adquirido em 2010, teve um custo de R$ 212 milhões.
Um ou Outro
O luxuoso jato VC-2, utilizado como “reserva”, também realiza voos internacionais e é frequentemente usado pelo presidente Lula para trechos mais curtos.