O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral divulgou sua mensagem para o Domingo do Mar, que este ano será celebrado em 14 de julho. O Cardeal Michael Czerny, prefeito do Dicastério, começou a mensagem citando São Paulo, que descreve a Igreja como um corpo com muitos membros (1Cor 12,12-27), incluindo os marinheiros, cujo trabalho muitas vezes passa despercebido, mas é vital para suprir muitas de nossas necessidades.
Ele enfatizou os desafios enfrentados pelos marinheiros, como a ausência de casa e terra por longos períodos, além das injustiças e explorações que frequentemente enfrentam. O Cardeal destacou a importância dos voluntários, capelães e membros da igreja local que defendem a dignidade e os direitos desses trabalhadores, tanto material quanto espiritualmente.
Citando o Papa Francisco na encíclica Fratelli tutti, o Cardeal incentivou um encontro real com a realidade dos marinheiros e um compromisso com a justiça e a solidariedade. Ele destacou a necessidade de incluir os marinheiros na vida e no ministério da Igreja para promover a compreensão mútua e a solidariedade entre todos os povos e religiões.
O texto também relembrou a importância histórica da navegação marítima na propagação do cristianismo e concluiu com um apelo para que todos contribuam para reconhecer e apoiar os marinheiros, garantindo que se sintam parte da comunidade da Igreja globalmente.
O Domingo do Mar, instituído internacionalmente, é comemorado anualmente no segundo domingo de julho desde 1975, promovendo a solidariedade ecumênica e internacional para com os marinheiros ao redor do mundo.