Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 29 setembro, 2024
Início » Secretário usa Ministério da Agricultura para fazer campanha para si próprio no MT

Secretário usa Ministério da Agricultura para fazer campanha para si próprio no MT

Por Marina B.

Um evento do Ministério da Agricultura e Pesca (Mapa) está sendo utilizado para promover o secretário-executivo da pasta, Irajá Lacerda, em sua cidade natal, Cáceres, no interior do Mato Grosso.

O convite para o evento em Cáceres (MT) está sendo feito através do número de celular de uma assessoria pessoal de Irajá Lacerda, usando a assinatura do secretário, que foi candidato a deputado federal pelo PSD em 2022, mas não se elegeu. Cáceres, com cerca de 95 mil habitantes, foi sua base eleitoral.

A foto de perfil do WhatsApp da assessoria mostra Irajá acompanhado de seu nome, em estilo de campanha política. No convite, solicitam-se o nome e o e-mail do morador interessado em participar do evento.

“Contamos com a sua presença para enriquecer ainda mais este importante encontro. Atenciosamente, Irajá Lacerda”, diz o final do convite.

O evento, intitulado Rota de Integração Sulamericana – Integração – Brasil, Ásia e Mercado Andino, está previsto para a manhã desta sexta-feira (21/6) em Cáceres (MT). A programação contará com a presença da ministra do Planejamento, Simone Tebet, do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Polêmica com Arroz

Recentemente, o Ministério da Agricultura, sob a liderança de Fávaro, esteve envolvido em uma polêmica no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ex-secretário de Política Agrícola, Neri Geller (PP-MT), foi demitido sob suspeita de irregularidades na tentativa de compra de toneladas de arroz para estabilizar os preços após enchentes no Rio Grande do Sul. Suspeitas de favorecimento no leilão levaram à sua queda. Geller, que é gaúcho radicado no MT, negou o pedido de demissão e afirmou ter sido demitido.

Distribuição de Calçados

Além de convidar para o evento do Ministério da Agricultura, Irajá Lacerda tem realizado outras atividades em Cáceres (MT) usando sua assinatura. Este mês, ele promoveu a “Campanha Criança Feliz”, distribuindo calçados da empresa Kidy Calçados para mil crianças da cidade.

“Vamos juntos calçar o futuro das nossas crianças”, diz a mensagem acompanhada de um formulário para quem deseja ganhar um par de sapatos.

A Rota Rondon, que visa escoar a produção do agronegócio para a Ásia, é uma das bandeiras de Irajá Lacerda, também promovida na internet com o logotipo de seu nome.

Carreira Política

Em 2022, Irajá obteve 7.906 dos 54.607 votos em Cáceres, representando 17,5% dos votos para a Câmara Federal na cidade. Mesmo sendo um dos mais votados na região, não conseguiu se eleger.

Irajá é próximo do ministro Carlos Fávaro, um dos principais nomes do PSD no MT, e tem sido cogitado como candidato nas eleições municipais deste ano. Há especulações sobre sua candidatura à Prefeitura de Cáceres ou como vice de Lúdio Cabral (PT) na disputa pela Prefeitura de Cuiabá (MT).

A composição entre o PT e o PSD em uma capital é vista como positiva tanto pelo presidente da República quanto pelo ministro Fávaro. Lula busca fortalecer as bases do partido para 2026, apostando na eleição de muitos vereadores e prefeitos, especialmente em cidades de médio e grande porte e em capitais.

Irajá, se candidatar-se em Cáceres ou Cuiabá, contribuiria diretamente para o projeto de Lula e agradaria ao ministro Fávaro. No entanto, até o momento, não há confirmação de sua candidatura este ano. Até que haja uma definição, Irajá continua promovendo seu nome em Cáceres e região.

O Metrópoles entrou em contato com o Ministério da Agricultura e a assessoria pessoal de Irajá, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto para manifestações.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.