O Rioprevidência alerta que aproximadamente 3 mil pensionistas correm o risco de ter seus pagamentos suspensos devido ao não cumprimento do recenseamento obrigatório. A lista dos beneficiários nessa situação foi publicada no Diário Oficial em 5 de junho (páginas 38 a 46).
Para evitar a suspensão, os pensionistas ausentes devem regularizar sua situação cadastral o mais breve possível, agendando um comparecimento em um dos postos ou agências do Rioprevidência pelo site
Rioprevidência – Fundo único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro ou pelos telefones 0800-285-8191 (ligação de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (ligação de fixo ou celular).
Após o agendamento, é necessário comparecer na data, hora e local marcados, portando RG, CPF, título eleitoral e comprovante de residência atualizado.
Desde novembro do ano passado, o Rioprevidência está realizando o Recenseamento Obrigatório 2023/2024 para pensionistas do Estado vinculados à autarquia, com o comparecimento do segurado no mês de seu aniversário. Pensionistas de militares devem realizar o procedimento apenas se estiverem associados ao Rioprevidência, ou seja, se o instituidor da pensão faleceu até 31 de dezembro de 2021.
De acordo com a Lei Federal 10.887/04, o recenseamento é obrigatório a cada cinco anos para atualização cadastral e auditoria periódica da folha de pagamentos, contribuindo para o combate a fraudes e garantindo a segurança nos pagamentos dos benefícios previdenciários.
Para mais informações, incluindo orientações para pensionistas acamados, impossibilitados de se locomover ou residentes fora do Rio de Janeiro e do exterior, acesse o site do Rioprevidência.