O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou uma licitação para contratar uma empresa que monitorará as redes sociais em relação aos conteúdos que envolvem a Corte. O contrato, no valor de 345.000 reais e com duração de um ano, visa intensificar o combate à disseminação de notícias falsas e ataques direcionados ao Tribunal na internet.
A empresa vencedora realizará monitoramento contínuo das plataformas Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, Flickr, TikTok e Linkedin, analisando a imagem do Supremo, identificando assuntos relevantes discutidos pelos usuários e classificando o material. Também será responsável por identificar os autores de menções negativas e outras informações relevantes.
O edital especifica o uso de uma ferramenta especializada para georreferenciamento das postagens, identificação de públicos e formadores de opinião, padrões de mensagens e eventuais ações organizadas na web. Relatórios diários, semanais e mensais serão elaborados para os ministros, detalhando o debate público sobre temas relacionados ao STF, incluindo análise do impacto na opinião pública e avaliação da repercussão dos formadores de opinião.
A iniciativa também visa conter a disseminação de ameaças contra os ministros, podendo compartilhar dados relevantes com a Polícia Federal, se necessário.