Na quinta-feira, os rebeldes Houthi do Iémen lançaram dois mísseis de cruzeiro, atingindo um navio comercial no Golfo de Áden, ao largo do Iémen. O ataque resultou em um incêndio e deixou gravemente ferido um marinheiro civil, conforme autoridades informaram.
Os Houthis reivindicaram a autoria dos ataques a três navios no Golfo de Áden e no Mar Vermelho. O primeiro ataque causou o incêndio no Verbena, um navio graneleiro com bandeira de Palau, propriedade ucraniana e operado pela Polônia, resultando em ferimentos graves a um marinheiro civil. Ele foi evacuado por um helicóptero do USS Philippine Sea para receber tratamento médico em outro navio próximo, conforme o Comando Central do exército dos EUA.
Além disso, os Houthis confirmaram ataques a outros dois navios no Mar Vermelho, porém os mísseis não causaram vítimas ou danos significativos, segundo as forças armadas norte-americanas.
Desde novembro, os Houthis têm realizado ataques a navios no Golfo de Áden e no Mar Vermelho em solidariedade aos palestinos em Gaza, afetando severamente o comércio marítimo. Este episódio de quinta-feira é um dos raros casos em que os ataques resultaram em vítimas, causando grandes perturbações em uma rota crucial para o comércio mundial, avaliado em 1,2 trilhão de dólares anualmente.