No dia 13 de junho, será realizado o encontro anual com os moderadores das associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades na Sala do Nova do Sínodo, no Vaticano. Este evento reunirá 200 participantes para discutir o desafio da sinodalidade na missão da Igreja. A sinodalidade, que reflete a natureza de comunhão da Igreja à imagem da Trindade, será o foco central, promovendo consultas, reflexões e diálogos para fortalecer essa dimensão essencial.
Os moderadores das associações internacionais compartilharão exemplos de estruturas e práticas sinodais já implementadas em seus movimentos, como a vida de fé em pequenos grupos, o discernimento comunitário e a colaboração entre leigos e ministros ordenados no governo da Igreja. Também será abordado o envolvimento de casais e jovens em iniciativas evangelísticas, caritativas e sociais, explorando novas dimensões sinodais que impulsionam o crescimento das associações e movimentos.
O evento começará com a celebração da Santa Missa na Basílica de São Pedro, presidida pelo Cardeal Kevin Farrell. Em seguida, os participantes serão recebidos pelo Papa Francisco em audiência. A programação incluirá palestras principais do Prof. Dr. Rafael Luciani sobre “Missão como o fim da sinodalidade” e da Dr.ª Elisa Lisiero sobre a experiência dos movimentos na sinodalidade.
O encontro proporcionará amplos momentos de partilha, além de espaço para perguntas e intervenções dos participantes, promovendo o diálogo e a colaboração para o fortalecimento da missão eclesial através da sinodalidade.