Nesta quinta-feira, 13 de junho, a Igreja celebra a memória de Santo Antônio de Pádua, um dos santos mais venerados no Brasil. Seu legado de santidade é retratado no filme “Antônio de Deus”, disponível gratuitamente na plataforma digital CN Plus.
Santo Antônio, presbítero e doutor da Igreja, nasceu em 1195 em Lisboa, ingressando na Ordem dos Agostinianos aos 15 anos e posteriormente na Ordem dos Frades Menores de São Francisco de Assis. Reconhecido por sua eloquência e conhecimento das Escrituras, tornou-se um proeminente pregador e professor de Teologia. Faleceu em 13 de junho de 1231, em Pádua, na Itália.
Frei Diego Atalino de Melo, reitor do Santuário de Frei Galvão, destaca o impacto das pregações de Santo Antônio e sua capacidade de traduzir os ensinamentos da fé de maneira acessível ao povo. Ele ressalta também a simplicidade franciscana de Santo Antônio e sua sensibilidade às necessidades dos menos favorecidos, aspectos que o tornaram tão amado no Brasil.
Durante o mês de junho, os devotos celebram a trezena de Santo Antônio, culminando em festividades no dia 13, que incluem bênçãos, procissões e distribuição dos tradicionais pãezinhos de Santo Antônio.
Santo Antônio é conhecido como o “santo do pão dos pobres”, invocado para intercessão em questões familiares e como protetor das causas perdidas. Seu filme biográfico, “Antônio de Deus”, produzido pela Dramaturgia Canção Nova, está disponível para aqueles que desejam conhecer mais sobre sua vida e devoção.
Marcelo Chaves, gerente do conteúdo digital da CN Plus, enfatiza que o objetivo do filme é proporcionar um encontro com Deus através do testemunho inspirador de Santo Antônio, disponibilizando um conteúdo de evangelização acessível a todos na plataforma CN Plus.