Tite é conhecido por ter uma mentalidade positiva, preferindo ver o lado positivo das situações em vez de focar no negativo. Apesar da perda de cinco jogadores convocados para a Copa América, incluindo quatro titulares (Arrascaeta, De la Cruz, Pulgar e Varela) e um jogador bastante utilizado (Viña), o técnico do Flamengo optou por não reclamar e enxergou uma oportunidade de dar chances a jogadores que não vinham tendo muitas oportunidades em 2024.
Durante a semana de preparação, é uma época crucial em que oportunidades são concedidas a jogadores que anteriormente estavam menos em destaque. Tite expressou aquele sentimento que os técnicos às vezes têm, de não poder dar oportunidades a todos, resultando na saída de alguns jogadores que são extremamente importantes, mas abrindo espaço para outros que talvez mereçam mais chances. Em uma entrevista à FlaTV, o canal oficial do clube no YouTube, Tite destacou essa dinâmica. Embora não tenha mencionado nomes, quem se enquadra nesse perfil e poderá começar a ganhar oportunidades a partir do jogo contra o Grêmio na quinta-feira?
Wesley, um jovem de 20 anos, terá a chance de competir pela posição na lateral direita enquanto Varela estiver com a seleção uruguaia. Apesar de ter sofrido duas lesões que o afastaram dos gramados entre fevereiro e março, e ter se envolvido em uma confusão em um quiosque na praia da Barra da Tijuca, Wesley voltou a ser relacionado com mais frequência a partir de abril. Embora enfrente críticas da torcida, ainda é visto como promissor internamente, com 71 jogos, dois gols e duas assistências como profissional, incluindo uma assistência para Gabigol na recente goleada por 6 a 1 sobre o Vasco.
Igor Jesus, de 21 anos, surge como uma opção natural para substituir Pulgar no meio-campo, especialmente com Allan lesionado. Embora não seja a única opção, Igor já recebeu elogios de Tite no passado e tem sido elogiado pela comissão técnica. Com 30 jogos como profissional, sendo titular em cinco nesta temporada, ele já contribuiu com duas assistências importantes.
Victor Hugo, um meia de 20 anos da base do clube, está ansioso por mais oportunidades. Apesar de estar no time principal desde 2022 e ter mais de 100 jogos, ele teve poucas chances nesta temporada. Considerado uma joia interna, Victor Hugo ainda busca impressionar Tite e a comissão técnica.
Matheus Gonçalves, um meia-atacante de 18 anos, criou expectativas após se destacar no Bragantino por empréstimo, mas desde que retornou ao Flamengo teve poucas oportunidades. Ele tem seguido um plano especial de treinamento para fortalecimento muscular, mas tem participado de poucos jogos recentemente.
Carlinhos, um centroavante de 27 anos, também espera ser mais utilizado nos próximos jogos, especialmente com a possibilidade de desfalques devido à Copa América. Embora não haja uma brecha clara em sua posição, ele pode ser uma opção valiosa nos próximos confrontos do Flamengo no Campeonato Brasileiro.