A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) do Rio de Janeiro despachou uma parcela dos 60 toneladas de donativos coletados para ajudar as vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Esta iniciativa faz parte da “Operação Amplexus”, que busca fortalecer o trabalho das autoridades locais com um grupo de mais de 30 agentes.
A equipe partiu do Rio de Janeiro na última quinta-feira (30), carregando doações que incluem itens de higiene, limpeza, fraldas, roupas e alimentos, angariados através de uma campanha solidária promovida pela Sepol, com a participação de indivíduos e empresas.
Esta é apenas o início da “Operação Amplexus”, com planos de revezamento a cada 15 dias entre as equipes. Todos os policiais civis envolvidos se voluntariaram para prestar auxílio à população gaúcha.
Além dos veículos com os agentes, um caminhão com capacidade para aproximadamente 25 toneladas de carga acompanhou o comboio, transportando as doações. A outra parte dos materiais coletados será enviada com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).
No começo de maio, uma equipe composta por 10 agentes do Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais (Saer/Core), também foi enviada ao Rio Grande do Sul para realizar operações de busca e resgate às vítimas das chuvas. Uma aeronave bimotor, equipada para operações noturnas por instrumentos e com capacidade para transportar oito passageiros e dois pilotos, foi disponibilizada para esta missão.