Na manhã de quarta-feira, 5 de junho, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou o itinerário da visita planejada pelo Papa ao Capitólio (a Prefeitura de Roma) na próxima segunda-feira, 10 de junho.
Anunciada com um mês de antecedência, a visita está programada para durar aproximadamente duas horas. O Papa chegará de carro por volta das 9h e será recebido pelo prefeito Roberto Gualtieri. Em seguida, uma conversa privada entre os dois será realizada no gabinete do prefeito, localizado no Palazzo Senatorio.
Após isso, na Sala dell’Arazzo, o Bispo de Roma saudará os secretários municipais. Na Sala das Bandeiras, está agendada a assinatura no “Livro de Ouro do Capitólio”.
Posteriormente, na Sala Júlio César, Francisco se encontrará com os conselheiros, assessores e outras autoridades convidadas, onde fará um discurso seguido pela troca de presentes.
Por fim, o Papa e o prefeito cumprimentarão os cidadãos romanos reunidos na Praça do Capitólio a partir do balcão do Palazzo Senatorio. Depois, na Sala Júlio César, ambos se posicionarão diante da placa comemorativa da visita. Em seguida, atravessarão a Sala “Laudato si’” para chegar à Sala della Protomoteca, onde terão um breve encontro com os funcionários do governo municipal. Por volta das 11h, está previsto que o Papa se despeça para retornar ao Vaticano.