Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 7 outubro, 2024
Início » Relator do PL da anistia diz que Bolsonaro pediu para não ser incluído

Relator do PL da anistia diz que Bolsonaro pediu para não ser incluído

Por Marina B.

Rodrigo Valadares, deputado da União-SE, foi designado como o novo relator do projeto que busca anistiar os presos pelos eventos do 8 de Janeiro na Câmara. Ele afirmou à coluna que não planeja incluir Jair Bolsonaro como um dos beneficiários da proposta.

Em entrevista à coluna, Valadares explicou que, a pedido do próprio ex-presidente, deixará claro no texto do projeto que Bolsonaro não será beneficiado caso a proposta seja aprovada. Essa exclusão, segundo Valadares, visa despolitizar ao máximo o tema.

“Desde que Bolsonaro conversou comigo sobre este projeto, ele deixou claro que não deseja ser incluído nele e em qualquer tipo de anistia neste momento. O presidente Bolsonaro não será contemplado neste relatório por pedido pessoal dele”, afirmou Valadares, que será o relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

O relator também expressou sua intenção de buscar parlamentares de esquerda, que se opõem ao projeto, e até ministros do STF para dialogar sobre a proposta. Ele pretende construir um relatório que tenha apoio suficiente para ser aprovado na Câmara.

“Não posso elaborar este relatório sem ouvir o Supremo Tribunal Federal. Vou procurar abordá-los com boa vontade para construir algo que possa distensionar a situação”, afirmou o deputado.

Confira a entrevista na íntegra:

Qual é a sua opinião sobre o projeto de anistia aos presos do 8 de janeiro?

Vejo este projeto como algo muito importante para o Brasil, especialmente neste momento de tensão. Temos a oportunidade de ajudar a acalmar o país. Acredito que devemos construir este projeto na Câmara por meio do diálogo. Vou procurar todos aqueles que desejam nos ouvir, sejam de partidos de esquerda, de centro ou de direita. Além disso, pretendo buscar o apoio das instituições, como o Supremo Tribunal Federal. Quero construir um relatório sóbrio e honesto para encontrar uma solução para as pessoas presas em relação ao 8 de janeiro.

É possível distinguir entre aqueles que estavam apenas se manifestando e os que cometeram atos de vandalismo?

Não posso responder a essa pergunta neste momento. Quero começar a construir essa distinção após os diálogos que pretendo realizar. Preciso ouvir o presidente da Casa, os líderes partidários e meu líder, Elmar Nascimento, que me apoiou muito durante todo esse processo. Preciso também ouvir o presidente da Câmara, Arthur Lira, que nos ajudou bastante. Além disso, agradeço à presidente da CCJ, Caroline de Toni, pela confiança em nosso trabalho. Seria precipitado dar qualquer direcionamento agora antes de ouvir essas pessoas.

O ex-presidente Jair Bolsonaro será beneficiado pelo projeto?

Desde que Bolsonaro falou comigo sobre este projeto, ele deixou claro que não deseja ser incluído nele ou em qualquer tipo de anistia neste momento. O presidente Bolsonaro não será contemplado neste relatório por pedido pessoal dele. Isso é um gesto significativo dele em sacrificar-se em prol das pessoas e em busca de uma proposta despolitizada. Espero que a esquerda não distorça esta entrevista e não espalhe fake news. Bolsonaro não está incluído neste projeto de anistia.

Houve alguma negociação sobre a escolha do seu nome para a relatoria do projeto em troca de apoio à possível candidatura de Elmar Nascimento pelo PL, que preside a CCJ?

Não houve nenhuma negociação nesse sentido. Não foi feito nenhum tipo de acordo desse tipo. No entanto, não posso negar que o apoio do líder é muito importante para a direita. Assim como outras questões, como o PL das Fake News. A oposição se baseia em pautas e bandeiras. A oposição vai escolher um presidente que tenha afinidade com as bandeiras que defendemos.

Você mencionou procurar o STF. Como será essa conversa? Acredita que há espaço para o diálogo com a Corte?

Vou primeiro procurar o presidente da casa, Arthur Lira, junto com o líder Elmar, para ver se podemos construir essa ponte. Depois, tentarei entender se há alguma possibilidade dentro da Corte de chegar a um entendimento sobre este relatório. Este projeto importante não pode ser feito apenas da minha cabeça e não ter nenhum efeito prático. Vou procurar construir essa ponte.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.