Na madrugada desta terça-feira, o tênis brasileiro teve uma performance positiva na Oceania, somando quatro vitórias e duas eliminações em preparação para o Aberto da Austrália. O destaque foi Felipe Meligeni, que avançou na fase de qualifying do primeiro Grand Slam da temporada ao vencer o americano Michael Mmoh por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/3, em pouco mais de uma hora. O brasileiro, atual 129º do ranking, enfrentará na próxima rodada o holandês Jesper de Jong, 153º do mundo.
A estreia de Meligeni estava programada para segunda-feira, porém, foi adiada devido à chuva interferindo no cronograma do primeiro dia do quali. Laura Pigossi também representa o Brasil nesta etapa, com sua estreia prevista para a madrugada de quarta-feira, horário de Brasília. Os tenistas precisam vencer três jogos para garantir vaga na chave principal do Aberto da Austrália.
Nas duplas, Rafael Matos e o colombiano Nicolas Barrientos triunfaram na estreia no Torneio de Adelaide, vencendo Alexander Shevchenko e Bernabe Zapata por 6/2 e 6/3. Contudo, terão um desafio mais árduo pela frente, enfrentando os experientes franceses Nicolas Mahut e Edouard Roger-Vasselin, ambos campeões de Grand Slam, nas oitavas de Adelaide.
Marcelo Melo, ao lado do holandês Matwe Middelkoop, também avançou ao vencer Blake Ellis e Calum Puttergill por 7/5 e 6/4. Na próxima fase, enfrentarão a dupla monegasca Hugo Nys e Jan Zielinski, cabeça de chave número cinco do torneio.
Porém, Thiago Wild teve desempenho desfavorável, sendo derrotado tanto nas duplas, ao lado do peruano Juan Pablo Varillas, quanto na chave de simples. Nas duplas, foram batidos por Gonzalo Escobar e Aleksandr Nedovyesov, enquanto na simples, foi eliminado por Alex Bolt.
Wild, inicialmente eliminado no qualifying, entrou na chave principal como “lucky loser”. Prepara-se agora para sua participação no Aberto da Austrália, sendo o único tenista brasileiro diretamente garantido na chave principal masculina.
Por outro lado, Marcelo Demoliner e o holandês Bart Stevens sofreram uma reviravolta em Auckland, na Nova Zelândia, sendo derrotados pelos argentinos Maximo Gonzalez e Andres Molteni por 6/7 (9/11), 6/4 e 10/6 em sua estreia.
No cenário feminino, Beatriz Haddad Maia venceu na estreia das duplas de Adelaide, ao lado de Taylor Townsend. Nas quartas de final, enfrentarão Shuko Aoyama e Aleksandra Krunic, após derrotarem Alexandra Panova e Alycia Parks por 7/6 (7/4) e 6/1. Na chave de simples, Bia foi eliminada na primeira rodada por Anastasia Pavlyuchenkova, mesmo sendo a cabeça de chave número cinco.