Durante uma coletiva de imprensa realizada na terça-feira (4), o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) afirmou que não há nenhum acordo no Senado para manter a taxação de compras internacionais no projeto de lei que institui o programa de Mobilidade Verde (Mover) em 20% para compras até US$ 50,00, conhecida como ‘taxação das blusinhas’. Ele rotulou essa medida como um ‘corpo estranho’ e anunciou sua intenção de removê-la de seu relatório.
Cunha afirmou que tratará do assunto de forma criteriosa, em consonância com os líderes no Senado. Ele também criticou o governo, sugerindo que se a Câmara dos Deputados optar por considerar a taxação separadamente, será necessário esclarecer quem está por trás dessa proposta.
Além disso, reiterou: “A inclusão da taxa de 20% para compras internacionais de até US$ 50,00 no contexto do Programa Mover não foi a abordagem mais adequada para a tramitação desta matéria. O Mover é uma iniciativa crucial para a eletromobilidade no Brasil, e seu debate não deve se misturar com outras questões. Respeito a posição do governo e a iniciativa da Câmara dos Deputados, mas como relator do projeto no Senado, destaco que a maneira como ele chegou até aqui não pode ser apressada”.