O Papa Francisco se encontrou nesta segunda-feira, 3, com os participantes dos “Diálogos por uma Finança Integralmente Sustentável”, promovidos pela Fundação Centesimus Annus Pro Pontifice, na Sala do Consistório, no Vaticano.
Durante a audiência, o Santo Padre enfatizou: “Ajudar os pobres com dinheiro deve ser sempre um remédio temporário para lidar com emergências. O verdadeiro objetivo deve ser possibilitar-lhes viver uma vida digna por meio do trabalho”.
Logo no início de seu discurso, o Papa expressou interesse nos resultados do trabalho realizado nos últimos dois anos para iniciar um diálogo entre finanças, humanismo e religião, observando ser uma tarefa desafiadora. Ele destacou o início dos Diálogos com expoentes do sistema financeiro italiano, ressaltando a importância do diálogo entre economia e filosofia, religião e humanismo.
Francisco reconheceu o desafio de dialogar entre finanças, teologia e humanismo, referindo-se ao sistema financeiro italiano e sua história antiga, mencionando os “Monti di Pietà” como um estímulo para ajudar os mais pobres e favorecer empréstimos que permitissem às pessoas trabalhar e recuperar sua dignidade.
O Papa parabenizou os participantes por buscarem realizar um trabalho eficiente e ético ao mesmo tempo, pensando no bem comum. Ele ressaltou a importância do magistério social da Igreja como bússola e incentivou a análise do funcionamento das finanças para expor pontos fracos e imaginar medidas corretivas concretas.
Destacando a busca pela diminuição da iniquidade, o Papa Francisco enfatizou que uma reforma financeira que não ignore a ética exigiria uma vigorosa mudança de atitude por parte dos líderes políticos, destacando que o dinheiro deve servir e não governar.
Por fim, o Santo Padre encorajou a expansão do diálogo realizado em Milão para outros centros financeiros, promovendo um modelo que gere uma mudança de paradigma. Ele agradeceu pelo trabalho realizado até agora e exortou-os a continuar e a difundir este método e estilo, afirmando que o diálogo é sempre o melhor caminho para melhorar a casa comum.