Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 23 novembro, 2024
Início » Traição à democracia: Lula associado ao “eixo do mal” por conselheiro internacional

Traição à democracia: Lula associado ao “eixo do mal” por conselheiro internacional

Por Marina B.

O presidente Lula (PT) e seu assessor para assuntos internacionais, Celso Amorim, foram acusados por um dos mais respeitados analistas da cena política brasileira, Fabiano Lana, de inscrever o Brasil entre os países do chamado “eixo do mal”. Este argumento foi apresentado em um artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo.

Lana observa que as posições de Celso Amorim estão entre as que causam mais estragos, como fazer Lula associar o Brasil ao “eixo do mal”, formado por “países dominados por grupos repressivos, que transgridem a soberania internacional e subjugam seus povos”. Isso acontece apesar do Brasil integrar o grupo de países que, “apesar dos pesares e incoerências, são democráticos, buscam seguir certos princípios do iluminismo, respeitam as minorias e a livre expressão”.

Para o autor, que também é especialista em comunicação social e filosofia, o conselheiro internacional de Lula “tem levado o presidente a um pântano moral no qual o petista pode se afogar”.

Lana menciona pontos do atual governo que afastam os moderados, prejudicam os índices de popularidade, “e causam até mesmo certa repugnância”, como a posição de Lula e Amorim em relação à invasão da Ucrânia pela Rússia. “Por motivos que vão desde interesses comerciais a um antiamericanismo sectário, as posições do governo indicam que o compromisso com a democracia do petismo, era apenas uma conveniência para vencer as eleições”, disse ele, “mas podem pagar caro por isso”.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.