A avaliação do governo Lula (PT) pelos brasileiros, despenca de maneira impressionante em 2024, com uma queda acentuada até mesmo em redutos petistas como o Nordeste. Em Fortaleza, uma pesquisa do Paraná Pesquisas, divulgada nesta sexta-feira (31), revela que a popularidade de Lula também está em declínio sob o sol nordestino. Em janeiro, o governo era avaliado como “ótimo” por 24,6% da população, mas agora esse índice caiu para apenas 14,8%, indicando uma queda de quase dez pontos percentuais em cinco meses.
Queda desde janeiro
Em janeiro, 24,6% dos entrevistados em Fortaleza avaliavam o governo Lula como “ótimo”. Em março, esse número já havia caído para 16,1%, mostrando um declínio contínuo.
Queda acentuada em maio
Em maio, a avaliação “ótima” do governo petista despencou ainda mais, para 14,8%, enquanto a percepção negativa crescia rapidamente.
Aumento de avaliação “péssima”
A pesquisa do Paraná Pesquisas constatou que, entre janeiro e maio, a avaliação do governo como “péssimo” aumentou 7,5 pontos percentuais, passando de 24,3% para 31,8%.
Dados técnicos
A pesquisa foi realizada em Fortaleza, onde Capitão Wagner (PL) lidera com folga na corrida para prefeito. O levantamento ocorreu entre 26 e 30 de maio, sob o registro TSE nº CE 04073/24.