No cenário político fervente do Brasil, a deputada Carla Zambelli (PL-SP) emergiu como uma figura proeminente, convocando uma manifestação marcada para o dia 9 de junho na movimentada Avenida Paulista, em São Paulo, contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em uma postagem nas redes sociais, Zambelli convocou seus seguidores a se reunirem em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) às 14h, em um evento que promete inflamar ainda mais os debates políticos do país.
O chamado de Zambelli para o protesto é claro: cartazes exigindo o impeachment de Lula serão bem-vindos, ao lado de manifestações de apoio ao Rio Grande do Sul, à liberdade de expressão e ao direito democrático de se manifestar. No entanto, a deputada também estabeleceu limites claros, proibindo explicitamente placas que contenham “ofensas à honra ou dignidade de pessoas, solicitações para o fim de instituições constitucionais, bem como quaisquer apelos por golpes de Estado ou intervenção militar”.
Mas não será só em São Paulo que essa manifestação acontecerá. Os organizadores das manifestações da cidade do Rio de Janeiro, que acontecem tradicionalmente na praia de Copacabana, já confirmaram que também aderiram ao chamado do protesto e no dia 9/6 às 10h prometem fazer Copacabana tremer.
A convocação para a manifestação na praia de Copacabana já circula pelas redes sociais, com um banner que tem ao fundo a foto da Avenida Atlântica (praia de Copacabana), lotada de patriotas. Foto de algum dos inúmeros atos lotados que sempre aconteceram por lá. Temas como abaixo a Censura, luta pela liberdade e democracia, apoio ao RS e impeachment do Lula são os principais temas que farão parte do protesto.
Durante o governo Bolsonaro, era comum a presença de vários caminhões de som nas manifestações de Copacabana, indicando que vários movimentos de ativistas atuavam. Mas a partir de 2023 esses movimentos resolveram se unir e desde então, passaram a colocar apenas um único caminhão de som nas manifestações. Isso demostra a união dos movimentos cariocas e também serve como uma proteção para todos eles, pois ditados populares como: “A união faz a força” e “Juntos somos mais fortes”, no atual momento político em que o país atravessa, faz todo sentido.
E assim, cariocas e paulistas já tem compromisso para o dia 9/6. É muito provável que outras cidades venham a aderir ao chamado e façam também manifestação neste dia. Os patriotas devem prestigiar os eventos nas suas cidades ou cidades mais próximas. Ainda há tempo de lutar pela liberdade.
Um dos movimentos cariocas tem como slogan, uma frase que diz muito sobre a situação atual do Brasil.
“Não existe liberdade sem democracia.
Não existe democracia sem liberdade.”
Dia 9/6 os patriotas, eleitores do presidente Bolsonaro irão para as ruas mais uma vez e demonstrarão que não aceitam nenhum tipo de ditadura imposta por qualquer poder.