Logo após as enchentes devastarem o Rio Grande do Sul, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) enviou sua carreta solidária para ajudar os moradores afetados. Esse veículo, utilizado em crises humanitárias, é equipado para preparar refeições quentes e lavar roupas.
A carreta chegou ao estado em 5 de maio e percorreu as cidades de São Leopoldo, Igrejinha, Canoas e, atualmente, está em Porto Alegre, onde apoia os moradores acolhidos em abrigos. Com uma equipe de 8 especialistas em emergências e 210 voluntários, a carreta solidária já distribuiu 8.640 refeições quentes e lavou 14.240 quilos de roupas nas cidades atendidas.
Além disso, em parceria com empresas e instituições, a ADRA entregou 3.811 litros de água, 24.715 peças de roupa, 4.408 cestas básicas e 3.241 kits de higiene. A ADRA também está gerenciando os abrigos para desalojados em Porto Alegre, em colaboração com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A agência iniciou uma campanha nacional de doações para fornecer vouchers multipropósito às famílias, permitindo a compra de alimentos, itens de higiene, produtos de limpeza e utensílios domésticos.
“Acreditamos que essa ajuda é fundamental nesse primeiro momento da resposta”, explicou André Alencar, coordenador de Emergências da ADRA Brasil.