A economista Selene Peres Nunes adverte que Lula corre o risco de enfrentar perdas tanto na economia quanto nas eleições de 2026, se persistir com estratégias improvisadas nas contas públicas. Como uma das autoras da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e secretária de Economia de Goiás, ela alerta que a atual administração petista corre o risco de repetir os erros do governo de Dilma Rousseff (PT).
“Você pode tentar driblar, mas a transparência é incontornável. As instituições reagem. Vimos uma forte reação do Tribunal de Contas da União no passado ao rejeitar as contas da Dilma. Existe o perigo de o mercado passar a avaliar cada vez mais negativamente o governo, o que afetaria as condições de financiamento da dívida pública. Isso levaria a um aumento dos juros, prejudicando a economia como um todo. E isso também teria implicações políticas. Ninguém suporta conviver com a escalada dos preços e com uma economia estagnada, o que pode afetar o cenário das eleições de 2026”, explicou.
Para Nunes, o arcabouço fiscal do governo federal mina a credibilidade da LRF ao estabelecer uma meta de resultado primário (receitas e despesas) com margens de tolerância que, na prática, permitem déficits públicos, permitindo que o governo evite medidas de ajuste.
Ela também destacou que “o governo ainda pensa que gasto é vida e tem dificuldade em entender que a economia desequilibrada gera inflação”. As observações foram reportadas pelo Estadão.