A tão aguardada visita do Papa à Bélgica foi confirmada nesta segunda-feira, 20, pela Sala de Imprensa da Santa Sé. O Pontífice aceitou o convite dos Chefes de Estado e das autoridades eclesiásticas para uma peregrinação aos dois países de 26 a 29 de setembro deste ano.
A jornada terá início em Luxemburgo, no dia 26, e prosseguirá pelas cidades de Bruxelas, Lovaina e Louvain-la-Neus, na Bélgica. O programa detalhado da visita apostólica será publicado em breve, afirmou o diretor Matteo Bruni.
O convite oficial para a visita foi feito pela Família Real da Bélgica em 14 de setembro de 2023, durante uma audiência no Vaticano. Em dezembro do mesmo ano, o Papa Francisco, durante uma entrevista a uma emissora de TV do México, já havia manifestado o desejo de visitar a Bélgica em 2024, além de outras viagens planejadas.
A viagem à Bélgica será precedida por uma jornada do Pontífice à Ásia e à Oceania no início de setembro, marcando assim um período intenso de compromissos internacionais para o Papa Francisco.