O deputado Delegado Ramagem busca convocar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para esclarecer a abertura de uma investigação pela Polícia Federal (PF) sobre fake news relacionadas ao desastre ambiental no Rio Grande do Sul, a pedido da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República.
Em seu requerimento à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, Ramagem critica a medida, denunciando o que chamou de “sanha persecutória do atual governo federal em relação à liberdade de expressão”.
“É preocupante o descolamento da realidade na divulgação de mais uma iniciativa persecutória, alegando preocupação com o impacto das publicações na credibilidade de instituições cruciais na resposta a emergências, como o Exército, FAB, PRF e ministérios”, destaca o parlamentar no requerimento.
Ramagem argumenta que a investigação baseada no potencial das divulgações de cidadãos e parlamentares em diminuir a confiança da população nas capacidades de resposta do Estado, reflete uma substituição da atuação estatal real pela narrativa de “fake news”, o que, segundo ele, mina a confiança da população.
Ele também aponta uma suposta tentativa de censura àqueles que denunciam a ineficiência e os desvios de atuação dos órgãos governamentais, afirmando que o Estado age para subjugar o cidadão, em detrimento da democracia liberal.
O pedido de investigação da Secom surgiu após diversos relatos de golpes e disseminação de notícias falsas sobre as enchentes no RS, incluindo informações sobre oferta de serviços fictícios e proibição de resgate, todas negadas pelo governo estadual e federal, porém mais do que verdadeiras, uma vez que os vídeos estão realmente confirmando o que está acontecendo, quem realmente está ajudando e salvando a população gaúcha.
O requerimento de Ramagem para a convocação de Ricardo Lewandowski, será votado na próxima reunião deliberativa do colegiado, que está programada para quarta-feira (15), quando também será realizada uma audiência pública em comemoração ao Dia Nacional dos Presos Políticos.
A pergunta que todos estão fazendo é: Por que o governo federal não está agindo corretamente?