Nesta manhã de sexta-feira, 10, o Papa Francisco recebeu uma delegação do Instituto de Educação Superior “Merrimack College”, de Massachusetts, na Sala Clementina, no Vaticano. Há quase 80 anos, o instituto se dedica à formação de jovens, seguindo o princípio agostiniano de “cultivar o conhecimento para alcançar a sabedoria”, como reflete seu lema “per scientiam ad sapientiam”.
O Papa fez uma breve reflexão sobre a missão do instituto, destacando dois aspectos interligados: educar os jovens para enfrentar desafios e promover a solidariedade.
Francisco começou relembrando as circunstâncias em que o trabalho educativo foi iniciado pelos padres agostinianos em 1947, voltado para os soldados que retornavam da Segunda Guerra Mundial. Ele enfatizou a necessidade de oferecer mais do que simplesmente cursos acadêmicos a esses jovens traumatizados, buscando restaurar-lhes o sentido, esperança e confiança para o futuro, enriquecendo suas mentes e reavivando seus corações.
O Papa destacou os desafios enfrentados pelos jovens de hoje, incluindo aspectos econômicos, laborais, políticos, ambientais, demográficos e migratórios. Ele enfatizou a importância de ensiná-los a enfrentar esses desafios juntos, transformando cada crise em uma oportunidade de crescimento.
Em seguida, Francisco abordou o segundo aspecto, o crescimento na solidariedade, citando Bento XVI ao afirmar que “não é a ciência que redime o homem, mas sim o amor”. Ele ressaltou a necessidade de formar as novas gerações para viver as dificuldades como oportunidades de construir um humanismo de solidariedade, baseado em modelos de vida pessoal e social marcados pela justiça e misericórdia.
O Papa observou que, embora a globalização apresente aspectos negativos, como o isolamento e a cultura do desperdício, também oferece oportunidades para ampliar e fortalecer a solidariedade, como evidenciado em tempos de desastres climáticos e guerras.
Ele concluiu incentivando os educadores a orientar os alunos para essa capacidade de discernimento e escolha, ampliando os horizontes das salas de aula para promover uma educação que gere solidariedade, compartilhamento e comunhão.