80
O grupo islâmico Hamas anunciou nesta segunda-feira (6), que concordou com um acordo de três fases para um cessar-fogo e troca de prisioneiros, enquanto uma autoridade israelense indicou que o acordo não era aceitável para Israel devido a termos “amenizados”.
Os Estados Unidos, junto com o Catar e o Egito, mediaram as negociações e afirmaram que estão analisando a resposta do Hamas, planejando discuti-la com aliados no Oriente Médio.
Com base nos detalhes divulgados até o momento por autoridades do Hamas, uma cópia da proposta e um informante das negociações, o acordo ao qual o grupo palestino concordou inclui o seguinte:
FASE UM
- Um cessar-fogo de 42 dias.
- Liberação de 33 reféns israelenses, vivos ou mortos, em troca da libertação de 30 crianças e mulheres por cada refém israelense, com base em listas fornecidas pelo Hamas.
- Entrada de ajuda humanitária e materiais de socorro em quantidades adequadas, incluindo combustível para a central elétrica e suprimentos médicos em toda a Faixa de Gaza.
- Libertação gradual de reféns israelenses ao longo do período do cessar-fogo, com a retirada parcial das tropas israelenses de Gaza.
FASE DOIS
- Outro cessar-fogo de 42 dias para estabelecer uma “calma sustentável” em Gaza.
- Retirada completa da maioria das tropas israelenses de Gaza.
- Troca de reservistas israelenses e soldados por prisioneiros palestinos.
FASE TRÊS
- Conclusão do intercâmbio de prisioneiros e início da reconstrução de Gaza sob supervisão do Qatar, Egito e Nações Unidas.
- Fim do bloqueio total à Faixa de Gaza e implementação de um plano de reconstrução de longo prazo.