Na próxima sexta-feira (10), o governador Cláudio Castro (PL) embarcará para Nova York, onde marcará presença no Lide Brazil Investment Forum 2024. Esta será a primeira vez que o vice-governador, Thiago Pampolha (MDB), assumirá o governo, em meio a uma turbulência originada desde sua filiação ao MDB, em fevereiro.
Diante da movimentação de Pampolha, Castro tomou a decisão de retirá-lo do comando da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, deixando-o sem função no governo. As tensões aumentaram ainda mais na semana passada, quando o MDB nacional moveu uma ação na Justiça Eleitoral buscando desmembrar a chapa eleita em 2022. Se o pedido fosse aceito e Castro cassado por abuso de poder econômico, Pampolha assumiria o governo. O processo, decorrente da folha secreta do Ceperj, está agendado para ser julgado em maio.
Entretanto, o PL nacional, liderado por Valdemar Costa Neto, interveio e pressionou o MDB a retirar a ação. Apesar disso, a tentativa apenas aprofundou a crise entre Castro e seu vice, que agora mal se comunicam.
O Lide Brazil Investment Forum 2024, organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), tem como objetivo reunir empresários e autoridades para discutir novos negócios e estratégias para impulsionar os investimentos no Brasil. Além de Castro, nove governadores, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), bem como o ex-presidente da República Michel Temer (MDB), confirmaram presença no evento.
Castro está na corda bamba. A abertura da CPI na Alerj, que já está certa que irá acontecer, pode lhe render muitos problemas.