Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 29 setembro, 2024
Início » Avança na Câmara PEC que prevê mandato para ministro do STF e esvazia TSE

Avança na Câmara PEC que prevê mandato para ministro do STF e esvazia TSE

Por Marina B.

Na Câmara dos Deputados, ganha ímpeto uma proposta de emenda constitucional (PEC) que visa reformar o Judiciário. De autoria do deputado Luiz Philippe de Orleans Bragança (PL-SP), a PEC já angariou mais de cem assinaturas, superando o mínimo de 171 necessárias para seu protocolo. O texto abrange mudanças em todas as esferas judiciais, com destaque para o Supremo Tribunal Federal (STF).

No âmbito do STF, a proposta estabelece mandatos de 10 anos para os ministros, sem possibilidade de recondução, selecionados em uma lista tríplice e aprovados por voto aberto no Senado. O Supremo seria composto por cinco membros da Justiça Estadual, cinco da Justiça Federal e um da Justiça Militar.

A PEC também prevê uma espécie de “VAR do Congresso”, onde, com o apoio de dois terços da Câmara e do Senado, as decisões do STF poderiam ser anuladas. Além disso, a população teria o poder de propor impeachment de ministros.

Quanto ao foro privilegiado, o Supremo ficaria responsável apenas pelo julgamento do presidente da República, excluindo todos os demais casos.

Por fim, a proposta propõe o fim do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), substituindo-o pela “Autoridade Nacional Eleitoral”, uma autarquia subordinada ao Congresso Nacional, encarregada da gestão das eleições.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.