Cinco párocos brasileiros estão participando, na Itália, do Encontro Internacional “Os párocos para o Sínodo”, que ocorre até quinta-feira, 2 de maio. Realizado na casa de retiro “Fraterna Domus”, em Sacrofano, próximo a Roma, o evento reúne cerca de 300 párocos de todo o mundo, selecionados pelas Conferências Episcopais e Igrejas Orientais Católicas.
Os representantes brasileiros incluem o padre Eliezer César de Paiva, da Diocese de Imperatriz (MA); padre José Arnaldo Juliano dos Santos e padre Ricardo Pinto, ambos da Arquidiocese de São Paulo; padre Ivanir Antonio Rampon, da Arquidiocese de Passo Fundo (RS); e padre Vitor Hugo Silva do Espírito Santo, da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Padre Ivanir Rampon descreve o encontro como uma experiência sinodal única, reunindo padres de diferentes partes do mundo para compartilhar suas experiências pastorais. O evento prioriza a escuta e o discernimento comunitário, destacando momentos de oração e silêncio para permitir a atuação do Espírito Santo.
O evento também conta com a presença do padre Adelson Araújo dos Santos, brasileiro radicado em Roma e especialista em Teologia e Espiritualidade. Ele destaca o objetivo de motivar os párocos a contribuírem com sua experiência para o caminho sinodal da Igreja, enfatizando a importância da escuta e do discernimento comum.
As propostas apresentadas pelos participantes serão fundamentais para a elaboração do Instrumentum laboris, documento base para a Segunda Sessão da Assembleia Sinodal sobre a Sinodalidade, a ser realizada em outubro. O encontro, promovido pela Secretaria Geral do Sínodo e o Dicastério para o Clero, em colaboração com outros órgãos, inclui uma audiência com o Papa Francisco no último dia de atividades.