O Papa Francisco aceitou, nesta terça-feira, 30 de abril, a renúncia apresentada por Dom Esmeraldo Barreto de Farias ao governo pastoral da diocese de Araçuaí, em Minas Gerais, e nomeou o padre Geraldo dos Reis Maia como seu sucessor. Padre Geraldo, atualmente reitor do Seminário Propedêutico de Uberaba e ex-reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, foi escolhido para assumir o cargo de bispo.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma mensagem de saudação ao novo bispo, reconhecendo sua dedicação e serviço à Igreja ao longo dos anos. A CNBB também expressou gratidão a Dom Esmeraldo pelos seus 24 anos de ministério episcopal e destacou sua contribuição em diversas áreas pastorais, especialmente na Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial.
Padre Geraldo dos Reis Maia, nascido em Delfinópolis, Minas Gerais, em 3 de maio de 1964, possui doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e mestrado pela Faculdade Jesuíta (FAJE) de Belo Horizonte. Suas atividades pastorais incluem diversas paróquias, direção de cursos e participação em conselhos e comissões pastorais. Ele também serviu como reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro em Roma de 2014 a 2020.