Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 6 outubro, 2024
Início » Blinken apela desesperadamente ao Hamas: ‘Aceitem a trégua ou preparem-se para o caos’

Blinken apela desesperadamente ao Hamas: ‘Aceitem a trégua ou preparem-se para o caos’

Por Marina B.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, instou o Hamas a aceitar prontamente a mais recente e “muito generosa” proposta de trégua de Israel em Gaza para facilitar a libertação de reféns. Isso ocorre em meio a esforços diplomáticos para encerrar o conflito entre Israel e o Hamas.

Negociadores do Hamas eram esperados no Cairo nesta segunda-feira (29), para se encontrar com mediadores do Catar e do Egito e responder à proposta de trégua gradual apresentada por Israel no fim de semana, antes de uma ameaça de ataque israelense à cidade de Rafah, na fronteira sul.

Blinken, em uma reunião especial do Fórum Econômico Mundial em Riade, Arábia Saudita, enfatizou que “a única coisa que impede o povo de Gaza de alcançar uma trégua é o Hamas. Eles precisam decidir e decidir rapidamente.” Ele expressou otimismo de que o Hamas fará a escolha correta.

Uma fonte informada sobre as negociações revelou que a proposta de Israel envolve a libertação de menos de 40 dos aproximadamente 130 reféns ainda detidos, em troca da libertação de palestinos presos em Israel. Em seguida, haveria uma segunda fase da trégua, com um “período de calma sustentada”, como resposta ao pedido do Hamas por um cessar-fogo permanente.

Blinken iniciou sua visita na Arábia Saudita, a primeira parada em uma série de viagens destinadas a resolver os problemas no Oriente Médio desde o início do conflito em Gaza, em outubro, que afetou a região.

Ele reiterou que os EUA não apoiariam um ataque terrestre israelense a Rafah sem um plano para garantir a segurança dos civis na área.

Os EUA e a Arábia Saudita estiveram trabalhando em direção a um acordo de normalização entre o reino e Israel. O acordo incluiria compromissos bilaterais de defesa e segurança, além de cooperação nuclear. No entanto, o progresso em direção à normalização foi afetado pelo conflito em Gaza.

Blinken enfatizou que a normalização entre Israel e a Arábia Saudita exigirá uma solução para a crise em Gaza e um caminho viável para um Estado palestino.

Outros países árabes também pressionam por um compromisso de Israel com a criação de um Estado palestino nas terras capturadas em 1967. No entanto, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, rejeitou repetidamente essa ideia.

Desde o início do conflito em Gaza, os Estados Unidos têm buscado uma trégua para permitir a libertação dos reféns do Hamas. Blinken deve discutir com os ministros das Relações Exteriores árabes a governança de Gaza após o fim do conflito, bem como a reconstrução do território devastado.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.