O lançamento do canal de atendimento do Detran.RJ pelo WhatsApp, em abril, foi bem recebido pelos usuários. Em apenas 20 dias de operação, foram contabilizados 48.332 acessos de pessoas em busca de informações sobre os principais serviços oferecidos pelo departamento. Através desse canal, os usuários podem esclarecer dúvidas sobre licenciamento de veículos, transferência de propriedade, renovação da carteira de habilitação, solicitação de primeira e segunda vias da carteira de identidade, entre outros.
O WhatsApp do Detran.RJ está disponível pelo telefone (21) 3460-4040 ou através de um link localizado no canto inferior direito do site do departamento (www.detran.rj.gov.br). O atendente virtual, chamado Drica, resolve as dúvidas mais comuns, como orientações para a retirada de documentos, pagamento de taxas de serviço ou lista de documentos necessários para determinado procedimento. Durante a interação, Drica verifica se há outras dúvidas a serem solucionadas pelo usuário, até que a consulta inicial seja concluída. Caso ainda persistam dúvidas, o usuário é encaminhado para um funcionário.
Para José Romero Nascimento, morador de Copacabana, de 51 anos, o atendimento pelo WhatsApp simplificou o acesso às informações necessárias para realizar os principais serviços:
“Acessei o canal facilmente e obtive a informação que precisava em poucos segundos. Consegui esclarecer minha dúvida, mas ainda preciso de mais um detalhe. O atendente foi muito prestativo e me orientou corretamente. O serviço pelo WhatsApp está aprovado!”, disse Nascimento, elogiando a praticidade de não precisar ligar para o Detran. “Com essa facilidade e rapidez para obter informações, cada vez menos precisaremos do atendimento telefônico”, ressaltou.
Essa estratégia de comunicação digital faz parte da iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro para ampliar a oferta de serviços digitais aos cidadãos fluminenses. Além do WhatsApp, o Detran.RJ já disponibiliza em seu site, desde setembro de 2023, o serviço de Chat, através do Fale Conosco, também com a possibilidade de interação em tempo real com atendentes do departamento.
“Com o atendimento pelo WhatsApp e o Fale Conosco, todas as informações sobre os serviços do Detran estão agora ao alcance dos usuários de forma mais fácil e direta. Estamos cumprindo nossa missão de aprimorar a qualidade do atendimento prestado aos usuários, oferecendo cada vez mais serviços digitais”, afirmou o presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz.