Durante uma audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (24), um homem usando uma camiseta do grupo extremista islâmico Hamas foi visto distribuindo panfletos pró-Palestina aos presentes. O evento, solicitado pelos deputados João Daniel (PT-SE) e Padre João (PT-MG), abordou denúncias de violações dos direitos humanos dos palestinos e do direito internacional por parte de Israel, que atualmente ocupa a Faixa de Gaza sob a justificativa de enfrentar o Hamas.
Em um vídeo oficial transmitido ao vivo pela TV Câmara, o homem, identificado com uma camiseta verde do grupo político-militar, entregou panfletos com a mensagem “Não à ocupação de Gaza” aos deputados presentes antes de se retirar do local. O deputado João Daniel participou da sessão vestindo um cachecol com a frase “Free Palestine” (Palestina Livre) estampada.
Durante a audiência, João Daniel afirmou que o objetivo do evento era conscientizar o público sobre o impacto do conflito entre Israel e os territórios palestinos. A discussão também abordou o Hamas, uma organização islâmica com uma ala militar que surgiu em 1987 como um desdobramento da Irmandade Muçulmana, defendendo a resistência islâmica contra Israel e recusando-se a dialogar com o país. O Hamas é considerado uma organização terrorista pelos Estados Unidos, União Europeia e Israel, e recebe financiamento e apoio do Irã, além de doações de outros países e indivíduos.
A pressão internacional por uma trégua na guerra entre Israel e o Hamas tem aumentado, com denúncias de violações dos direitos humanos pelas forças de defesa israelenses. O Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução exigindo um cessar-fogo imediato entre as partes e a libertação de reféns. A resolução foi aprovada com a abstenção dos EUA na votação, enquanto os outros membros do conselho votaram a favor.