A partir desta segunda-feira (22), o Rio de Janeiro recebe o Campeonato Pan-Americano e Oceania de Judô 2024, em busca das vagas para as Olimpíadas de Paris 2024. O evento, que ocorre na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico da Barra da Tijuca até 28 de abril, é organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) em colaboração com o Instituto Ofir, via Lei de Incentivo ao Esporte do Estado.
O campeonato, que engloba as classes Sub-18, Sub-21 e Sênior, conta com o apoio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, que disponibilizou recursos para passagens e hospedagens dos atletas. Com entrada gratuita todos os dias, o torneio é a última oportunidade continental para a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris.
Rafael Picciani, secretário de Esporte e Lazer, destaca a importância de trazer de volta ao Rio de Janeiro o cenário mundial do judô, ressaltando o potencial educacional e inclusivo do esporte, além da capacidade da cidade em sediar grandes eventos esportivos internacionais.
A competição inicia com os embates da classe Sub-18, seguida pelas disputas da Sub-21 e, na quarta-feira (24), estão programadas as competições por equipes mistas. O Pan Sênior começa na sexta-feira (26) e encerra no domingo (28), com a disputa final das equipes mistas.
Silvio Acácio Borges, presidente da CBJ, enfatiza a relevância do campeonato na classificação para Paris 2024 e destaca o compromisso em oferecer as melhores condições aos judocas em busca da sonhada vaga olímpica.
Além do patrocínio da Light, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, o evento conta com o respaldo da Confederação Pan-Americana de Judô, da União de Judô da Oceania e da Federação Internacional de Judô, com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro.