Nesta terça-feira, durante o pré-olímpico das Américas em Sarasota, nos Estados Unidos, Jacky Godmann e Filipe Vinícius Vieira conquistaram a vitória no C2 500m, garantindo assim duas vagas adicionais para o Brasil na canoagem de velocidade das Olimpíadas. Com esta vitória, a equipe brasileira de duplas está oficialmente qualificada para os Jogos de Paris. Além disso, Isaquias Queiroz, já confirmado no C1 1.000m, pode ser convocado para competir também no C2.
“A nossa missão aqui nos Estados Unidos era conquistar essa vaga olímpica. E conseguimos. Nossos atletas fizeram uma prova incrível, dominante do início ao fim. Com essa conquista, garantimos mais duas vagas para o Time Brasil e para a canoagem brasileira”, afirmou Lauro de Souza, conhecido como Pinda, técnico da seleção brasileira de canoagem.
Apenas a dupla vencedora em Sarasota garantiu as vagas para Paris. Como Isaquias já havia garantido sua vaga no Mundial do ano passado, o Brasil terá direito a levar três canoístas e três barcos para as Olimpíadas: um no C2 500m e dois no C1 1.000m, com um atleta competindo em ambas as provas.
“Estamos muito felizes com essa conquista. Chegamos em Sarasota há uma semana, treinamos intensamente e alcançamos nosso objetivo. Muito treinamento em casa, em Lagoa Santa, e o resultado foi essa vaga que conquistamos aqui”, disse Filipe.
Na final do pré-olímpico das Américas, Jacky e Filipe completaram a prova em 1min46s458, ficando mais de quatro segundos à frente da dupla canadense Alix Plomteux e Craig Spence. A Colômbia ficou com a medalha de bronze.
“Fizemos uma boa prova, largamos na frente e conseguimos manter o ritmo. Agora vamos continuar treinando para chegarmos em boa forma para as Olimpíadas”, acrescentou Jacky.
Isaquias já é detentor de quatro medalhas olímpicas (uma de ouro, duas de prata e uma de bronze), e em Paris pode se tornar o brasileiro com o maior número de medalhas olímpicas. Jacky, por sua vez, tem a oportunidade de voltar aos Jogos e buscar uma medalha ao lado de Isaquias. Quanto a Filipe, aos 23 anos, é considerado um dos principais talentos da canoagem brasileira e um concorrente de destaque para Isaquias.
O pré-olímpico das Américas ainda terá mais disputas, com atletas brasileiros buscando mais vagas nas próximas provas.
“Brasil garante mais vagas na canoagem olímpica após vitória nos Estados Unidos”
Jacky Godmann e Filipe Vinícius Vieira triunfam no pré-olímpico das Américas, assegurando o C2 500m para as Olimpíadas de Paris. Com o feito, o país já conta com três canoístas confirmados e três barcos reservados para a competição. Isaquias Queiroz, já qualificado no C1 1.000m, pode se juntar à equipe também no C2.