Na terça-feira passada, dia 16 de abril, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e do Comando de Polícia Ambiental, interveio em uma pedreira de granito sem licença ambiental e sem autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) para operar. A ação, desencadeada após uma denúncia, ocorreu na região de Amparo, em Nova Friburgo, resultando na detenção de sete pessoas em flagrante.
Os indivíduos envolvidos na extração ilegal foram conduzidos à 151ª Delegacia Policial e enfrentarão acusações de crime ambiental. Além disso, todo o equipamento utilizado na atividade clandestina, incluindo uma escavadeira, foi apreendido.
As informações sobre a pedreira foram obtidas pelo setor de inteligência da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais (Supcca) da Secretaria de Ambiente.
“Contamos com uma equipe altamente treinada e vigilante para impedir qualquer violação das nossas leis e proteger os recursos naturais do Rio de Janeiro. Não pouparemos esforços para garantir a conformidade legal e a aplicação adequada das penalidades”, enfatizou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Denúncias de crimes ambientais em todo o estado podem ser feitas através do Linha Verde, pelos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) e 2253-1177 (capital), ou pelo aplicativo para celular “Disque Denúncia Rio”, onde os usuários podem denunciar anonimamente, anexando fotos e vídeos, tanto em dispositivos Android quanto iOS.