Nesta quarta-feira, 17, durante o oitavo dia da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (AG CNBB), os temas abordados serão dedicados a informes importantes sobre a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), a Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama) e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi).
A programação começou cedo, às 7h, com uma Missa no Santuário Nacional de Aparecida (SP), dedicada aos bispos eméritos, que atualmente contam com 168 membros no Brasil. A celebração foi conduzida pelo arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, e concelebrada por Dom Adelar Baruffi, arcebispo emérito de Cascavel (PR), e Dom Jaime Vieira Rocha, arcebispo emérito de Natal (RN).
Na primeira sessão da manhã, será apresentada uma proposta formativa sobre a Doutrina Social da Igreja pelo bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora (Cepast) da CNBB, Dom José Valdeci Santos Mendes, e pelo arcebispo de Londrina (PR), Dom Geremias Steinmetz.
Na segunda sessão matinal, serão discutidos o Estatuto e o Regimento Interno da CNBB, além dos informes das Comissões para a Causa dos Santos, Comunicação, Educação e Cultura, Bíblico-Catequética, Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.
A 21ª sessão será reservada aos informes dos Organismos dos Povo de Deus, como o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISBI), além das Comissões Episcopais para o Laicato e o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. Também será aprofundado o tema dos ministérios laicais.
Às 17h, durante a 22ª sessão, os bispos se reunirão nos 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Não estão previstas sessões reservadas para esta quarta-feira.
Na coletiva de imprensa, marcada para as 10h, cardeais brasileiros apresentarão as quatro mensagens aprovadas pelos bispos durante a 61ª Assembleia Geral. O cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, apresentará a Mensagem ao Povo Brasileiro; o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta, apresentará a mensagem ao prefeito do Dicastério para os Bispos; o cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, apresentará a Mensagem ao Povo Católico; e o cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, apresentará a Mensagem ao Papa Francisco.