Dólar Hoje Euro Hoje
quarta-feira, 9 outubro, 2024
Início » Jornalistas apresentam evidências de censura orquestrada no Brasil

Jornalistas apresentam evidências de censura orquestrada no Brasil

Por Alexandre G.

Segundo Glenn Greenwald, STF criou medidas, sem base legal, para censura

Os jornalistas Eli Vieira, Michael Shellenberger, David Ágape e Glenn Greenwald corroboraram as acusações de censura nas redes sociais no Brasil, expostas pelo escândalo denominado Twitter Files Brazil (Arquivos do Twitter Brasil), conjunto de reportagens que revelou e-mails trocados entre representantes do X do Brasil e dos EUA entre 2020 e 2022.

Na terça-feira (16), eles participaram de uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional proposta por Marcel van Hattem (Novo-RS). Segundo o deputado, “esse assunto ganhou destaque internacional, expondo um verdadeiro complexo industrial de censura em andamento no Brasil”.

O jornalista Eli Vieira considerou a “violação do ordenamento jurídico vigente uma anomalia, e o que está em jogo é a integridade da opinião do cidadão”. Ele ressaltou que o arcabouço jurídico brasileiro já aborda a responsabilização por crimes como difamação e injúria.

Ágape observou que “a censura é frequentemente disfarçada com eufemismos”, citando a criação da Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia e do Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia. Ele também destacou violações ao Marco Civil da Internet e à Lei Geral de Proteção de Dados.

Greenwald argumentou que “não há devido processo legal, o STF inventou medidas sem base legal para a censura”. Durante o evento, ele apresentou documentos que indicam a existência de processos sob sigilo, resultando no banimento de contas nas redes sociais sem justificativa. Para Shellenberger, “a ideia de defender a democracia com censura é irracional”, e ele afirmou que “o Congresso brasileiro tem muito trabalho pela frente”.

Van Hattem, autor do requerimento para a audiência, afirmou que o Judiciário busca espalhar o medo para evitar críticas nas redes sociais. Ele concluiu dizendo que “é vergonhoso viver em um país que, sob o pretexto de defender a democracia, impõe censura”.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.