Dólar Hoje Euro Hoje
quinta-feira, 10 outubro, 2024
Início » Inferno no agro: MST declara ‘Abril Vermelho’ com 21 invasões

Inferno no agro: MST declara ‘Abril Vermelho’ com 21 invasões

Por Marina B.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anunciou nesta segunda-feira, 15 de abril, um total de 21 invasões de propriedades como parte do movimento conhecido como “Abril Vermelho”. Durante esse período, o grupo intensifica suas ações ilegais em protesto contra as políticas de reforma agrária.

As invasões ocorreram em pelo menos dez estados brasileiros até o momento em 2024: São Paulo, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No domingo (14), o MST realizou a terceira invasão em uma área da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Petrolina (PE). Fundada em 1973, a Embrapa é uma empresa pública ligada ao Ministério da Agricultura e Agropecuária, dedicada à geração de soluções tecnológicas para a produção de alimentos, energia e fibras.

Esses ataques em Pernambuco aconteceram um dia antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciar o programa Terra para Gente, que visa destinar terras ociosas para a reforma agrária.

De acordo com Jaime Amorim, membro da direção nacional do MST, o grupo retomou a invasão da área da Embrapa devido ao não cumprimento de um acordo pelo governo federal. “Deixamos a Embrapa com esse compromisso. Foram 17 pontos acordados, e nenhum deles foi cumprido. Agora voltamos para a Embrapa para lutar pelo cumprimento da pauta acordada no ano passado”, afirmou Amorim.

Em nota divulgada pela Embrapa, a empresa reitera seu compromisso histórico com a agricultura familiar e a produção sustentável de alimentos, além de se mostrar aberta ao diálogo para resolver a situação.

Além disso, outras invasões foram relatadas pelo MST na segunda-feira: um acampamento com 400 famílias foi erguido em um sítio na cidade de Itaberaí, em Goiás, e cerca de 200 famílias invadiram uma fazenda de 200 hectares em Campinas (SP), considerada improdutiva pelo movimento.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.