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domingo, 29 setembro, 2024
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Ameaça digital: Google suspende links de notícias na Califórnia

Por Alexandre G.

O Google anunciou nesta sexta-feira, 12, que vai deixar de exibir links de jornais e sites de notícias da Califórnia para certos usuários nos EUA. Essa medida é uma forma de protesto contra a aprovação de uma lei na Califórnia que poderia obrigar o Google a remunerar os veículos de mídia pelo conteúdo de notícias, similar ao que já ocorre na Austrália e no Canadá.

Conhecida como Journalism Preservation Act, a legislação foi aprovada na Câmara Legislativa da Califórnia no ano passado e requer que empresas de tecnologia, incluindo o Google e o Meta, paguem pelos conteúdos veiculados em suas plataformas. Os detalhes sobre os valores não foram revelados.

Jaffer Zaidi, vice-presidente do Google para parcerias globais de notícias, declarou: “Até que tenhamos mais clareza sobre o ambiente regulatório na Califórnia, também estamos suspendendo outros investimentos no ecossistema de notícias do estado, incluindo novas parcerias por meio do Google News Showcase e expansões planejadas da Google News Initiative.”

Essa decisão afeta os usuários da Califórnia e segue uma abordagem semelhante às respostas do Google em situações semelhantes, como na Austrália, onde concordaram em pagar cerca de 200 milhões de dólares australianos no ano passado, e no Canadá, onde planejam pagar 100 milhões de dólares canadenses anualmente aos veículos de mídia.

Em todo o mundo, veículos de mídia estão buscando negociações para que plataformas de redes sociais e de busca remunerem pelo conteúdo de notícias compartilhado em seus sites. Isso ocorre porque empresas como Google, Meta e outras recebem a maior parte da receita de publicidade online, o que torna difícil a operação financeira de muitos sites de notícias.

Por outro lado, essas empresas argumentam que o tráfego gerado em suas plataformas é benéfico para os veículos de mídia, pois aumenta a audiência sem custo para eles.

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