Durante a oficialização da pré-candidatura de André Fernandes à prefeitura de Fortaleza, no Ceará, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) carece de apoio popular e não conta com a adesão das ruas em seu mandato.
Segundo Bolsonaro, “Lula é um presidente sem povo”, destacando que o atual chefe do Planalto tem negligenciado as conquistas de sua gestão, como o antigo Auxílio Brasil, que registrou um aumento constante nos repasses aos beneficiários entre 2019 e 2022, durante seu mandato.
As declarações de Bolsonaro surgem em meio à queda de Lula nas pesquisas, que indicam uma diminuição significativa do apoio ao petista em todas as regiões do país, inclusive no Nordeste, com uma perda de mais de 10 pontos na região. Em alguns locais, como Fortaleza, a maior cidade do Nordeste, a queda chega a 17 pontos, de acordo com alguns institutos de pesquisa.
Durante o evento, Bolsonaro enfatizou a importância da resposta popular nas eleições, destacando a necessidade de renovação nas Prefeituras e Câmaras de Vereadores.
No palanque, ele reiterou seu apoio a André Fernandes, afirmando que ele é o candidato escolhido para dar continuidade a uma agenda liberal, agora no executivo municipal.