Neste terceiro dia da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG-CNBB), que ocorre nesta sexta-feira, dia 12, os bispos dedicarão suas reflexões à Análise de Conjuntura Social, a ser apresentada pelo bispo de Carolina (MA), coordenador do grupo de Análise de Conjuntura da CNBB, composto por especialistas das pontifícias universidades católicas do Brasil.
A programação teve início com a Missa com Laudes, realizada às 7h, no Santuário Nacional, presidida pelo arcebispo de Londrina (PR), Dom Geremias Steinmetz, em memória dos bispos falecidos desde a última assembleia geral, em abril de 2023.
Às 10h30, está prevista a quarta sessão, que será dedicada à Análise de Conjuntura Eclesial, a ser apresentada pelo Bispo de Petrópolis (RJ), Dom Joel Amado Portela, membro do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi. O encerramento da sessão da manhã está programado para as 12h.
No período da tarde, às 15h15, destaca-se o início da reflexão sobre o tema central da Assembleia, a atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Coordenada pelo arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Antônio Brustolin, a atividade adotará o método de discernimento conhecido como “Conversa no Espírito”, utilizado anteriormente na etapa Continental do Sínodo sobre a Sinodalidade e na XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em Roma.
A tarde será marcada pela distribuição dos bispos em 45 mesas sinodais, organizadas como pequenas comunidades, com a presença de um bispo facilitador em cada uma delas. Está prevista também uma coletiva de imprensa às 10h, com a participação do arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Antônio Brustolin, e de Dom Francisco Lima, bispo de Carolina (MA), presidente da Comissão de Análise de Conjuntura da CNBB.