Na manhã desta quinta-feira (11/4), o governador Cláudio Castro marcou presença na abertura da segunda edição do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, um evento que reúne 200 executivos das principais empresas do setor energético do Brasil, especialistas de mercado e representantes do governo para discutir investimentos no setor elétrico para os próximos 10 anos. O encontro, sediado no Hotel Fairmont em Copacabana, é apresentado pelo BTG Pactual e promovido pela revista Forbes.
Castro ressaltou que o diferencial do fórum está em unir as principais forças do setor energético nacional, expressando sua satisfação por o Rio de Janeiro sediar o evento. Durante a convenção, o governador destacou que o estado é líder na produção de petróleo e gás no país e está empenhado em se tornar uma referência na transição energética do Brasil para uma matriz mais limpa.
“O Rio de Janeiro é a capital energética do Brasil. Temos 87% da produção nacional de petróleo e 74% do gás, além de sermos pioneiros na energia nuclear. Atualmente, estamos realizando um projeto piloto para testar a viabilidade das eólicas offshore. Além disso, estamos finalizando um decreto para promover o uso do biometano. Paralelamente, estamos elaborando uma Política Estadual de Transição Energética, que estabelecerá as diretrizes para a descarbonização da economia e coordenará as ações relacionadas ao desenvolvimento de matrizes energéticas sustentáveis”, afirmou o governador.
Os debates do fórum abordam temas como energias renováveis, com destaque para a energia eólica (onshore e offshore), fotovoltaica, biogás e hidrogênio verde.
Marcelo Moraes, CEO do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia, destacou: “Temos a responsabilidade de impulsionar o futuro do setor; nossa missão é fortalecê-lo a cada dia. Se a agricultura é importante, a energia é vital. O Brasil está na vanguarda da transição energética global, e tenho orgulho de dizer que estamos contribuindo para essa narrativa.”
O painel de abertura do evento contou também com a participação de Sandoval Feitosa, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Elbia Gannoum, presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica, André Pepitone, diretor-financeiro executivo da Itaipu Binacional, entre outros.