Governo do Estado Inaugura Laboratório de Análises de Solos e Foliares em Itaperuna
Nesta sexta-feira (04/12), o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, em colaboração com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro-Rio), inaugura o Laboratório de Pesquisa em Solos e Análise Foliar do Noroeste Fluminense. A iniciativa visa fortalecer as atividades agrícolas do estado.
O novo laboratório terá capacidade para realizar até 200 análises mensais de fertilidade do solo e análise foliar dos principais cultivos agrícolas do Rio de Janeiro. Essas análises contribuirão diretamente para aumentar a eficiência produtiva, os resultados econômicos e a conservação adequada dos solos.
Durante a cerimônia de inauguração, será realizada uma visita técnica com o chefe do laboratório, técnicos e produtores locais para apresentar as novas instalações e os equipamentos de ponta que serão utilizados nos serviços oferecidos pela unidade.
Além de proporcionar análises e amostragens de solos, o projeto tem como objetivo capacitar e aperfeiçoar técnicos para o manejo da fertilidade dos terrenos das principais atividades agropecuárias.
Com a inauguração desta unidade, mais de 60 mil agricultores e pecuaristas serão beneficiados, representando um avanço significativo para a agricultura do estado do Rio de Janeiro.
A construção do novo centro recebeu investimento de R$ 3,5 milhões por parte da Secretaria de Estado de Agricultura, com parcerias da prefeitura de Itaperuna, Embrapa Solos, Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e EMATER-Rio.
Essa iniciativa marca um passo importante para o desenvolvimento do setor agrícola fluminense, fornecendo serviços de análises físico-químicas do solo e análises foliares para diversas atividades produtivas, como pastagens, olericultura, fruticultura, cana-de-açúcar, floricultura, grãos, silvicultura e outras do agronegócio estadual.
Localizado em Itaperuna, o laboratório possui acesso privilegiado a todos os municípios da região Noroeste do estado, além das Regiões Norte, Serrana e Centro-Sul fluminense, com potencial operacional para atender a outras regiões do estado.
Com os resultados das análises de fertilidade do solo, os produtores poderão receber recomendações técnicas adequadas, evitar desequilíbrios nutricionais, minimizar gastos desnecessários com insumos, preservar o meio ambiente e selecionar as variedades de plantas mais adaptáveis a cada tipo de solo, entre outros benefícios. O envio de amostras de solo pode ser feito presencialmente, pelos Correios ou por meio de parcerias com associações, cooperativas e prefeituras municipais.