Dólar Hoje Euro Hoje
domingo, 29 setembro, 2024
Início » Crise nos céus: Lufthansa suspensa por temor de retaliação iraniana

Crise nos céus: Lufthansa suspensa por temor de retaliação iraniana

Por Marina B.

A companhia aérea alemã Lufthansa estendeu sua suspensão de voos para Teerã devido à situação no Oriente Médio, que está sob alerta devido a possíveis retaliações do Irã por um suposto ataque aéreo israelense à embaixada do Irã na Síria.

Uma agência de notícias iraniana publicou um relatório em árabe na plataforma de mídia social X, afirmando que todo o espaço aéreo sobre Teerã havia sido fechado para exercícios militares. Posteriormente, o relatório foi removido e negou-se a divulgação da notícia.

Desde 1º de abril, a região e os Estados Unidos estão em alerta para possíveis retaliações do Irã, quando aviões de guerra israelenses foram suspeitos de bombardear o complexo da embaixada iraniana na Síria.

A Lufthansa anunciou na quinta-feira que suspendeu os voos de e para Teerã até pelo menos 13 de abril, prolongando sua suspensão por dois dias.

Um porta-voz explicou que a decisão foi tomada para evitar que a tripulação precisasse passar a noite em Teerã, e por isso optaram por não operar um voo de Frankfurt para Teerã no fim de semana anterior.

A Lufthansa e sua subsidiária Austrian Airlines são as únicas duas transportadoras ocidentais que voam para Teerã, enquanto a maioria dos serviços é operada por companhias aéreas turcas e do Oriente Médio.

A Austrian Airlines, pertencente à Lufthansa, continua planejando voar para Teerã na quinta-feira, mas está ajustando os horários para evitar escalas noturnas.

Não há notícias imediatas de outras companhias aéreas internacionais que voam para Teerã. O espaço aéreo iraniano também é uma rota de sobrevoo importante para voos da Emirates e da Qatar Airways para a América do Norte.

O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que Israel “deve ser punido e será” pelo ataque, que resultou na morte de sete membros do Corpo da Guarda Revolucionária Iraniana, incluindo um comandante sênior da Força Quds, sua unidade de elite no exterior.

Israel, embora não tenha confirmado sua responsabilidade pelo ataque a Damasco, foi afirmado pelo Pentágono que sim.

RESPOSTA IRANIANA AGUARDADA AO ATAQUE ISRAELENSE

Em uma aparente resposta às declarações de Khamenei, o Ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, afirmou que Israel responderia se o Irã atacasse Israel a partir de seu próprio território.

Os Estados Unidos e seus aliados estão preocupados com possíveis grandes ataques com mísseis ou drones pelo Irã ou seus representantes contra alvos militares e governamentais em Israel, conforme informou a Bloomberg na quarta-feira, citando fontes de segurança dos EUA e de Israel.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, durante uma chamada com o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, enfatizou o apoio dos EUA a Israel contra qualquer ameaça do Irã, informou o Departamento de Estado.

O enviado dos EUA para o Oriente Médio, Brett McGurk, telefonou para os ministros das Relações Exteriores da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Iraque, pedindo que entregassem uma mensagem ao Irã instando-o a reduzir as tensões, de acordo com uma fonte familiarizada com a situação.

O Ministério das Relações Exteriores do Irã confirmou que esses países conversaram por telefone com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amirabdollahian.

Em 8 de janeiro de 2020, a Guarda Revolucionária do Irã abateu por engano um avião de passageiros ucraniano logo após sua decolagem de Teerã, em meio a crescentes tensões com Washington devido ao assassinato do chefe da Força Quds, Qasem Soleimani, em um ataque de drones dos EUA no aeroporto de Bagdá.

As forças iranianas lançaram mísseis contra bases militares que abrigam tropas dos EUA no Iraque em retaliação pelo assassinato de Soleimani em 3 de janeiro.

Desde que Israel lançou seu ataque à Faixa de Gaza em resposta a um ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro, grupos apoiados pelo Irã entraram na briga em toda a região, resultando em mortes significativas.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.