Os Estados Unidos estão em estado de alerta máximo e se preparando para um possível ataque do Irã contra alvos israelenses ou norte-americanos na região, em resposta ao ataque de Israel à embaixada iraniana na Síria, informou uma autoridade norte-americana nesta sexta-feira.
“Definitivamente estamos em um estado de vigilância elevado”, afirmou o funcionário, confirmando uma reportagem da CNN que indicava a possibilidade de um ataque na próxima semana.
Aviões de guerra israelenses supostamente bombardearam a embaixada do Irã em Damasco na segunda-feira, em um ataque que resultou na morte de um comandante militar iraniano e marcou uma escalada significativa na tensão entre Israel e seus adversários regionais.
O Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã afirmou que sete conselheiros militares iranianos perderam a vida no ataque, incluindo Mohammad Reza Zahedi, um comandante sênior da Força Quds, que é um braço paramilitar e de espionagem estrangeira de elite.
O Irã declarou que se reserva o direito de retaliar de forma decisiva.
O presidente dos EUA, Joe Biden, discutiu a ameaça do Irã em uma ligação telefônica na quinta-feira com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
“Nossas equipes têm mantido contato regular e contínuo desde então. Os Estados Unidos apoiam plenamente a defesa de Israel contra as ameaças do Irã”, afirmou um alto funcionário da administração Biden.