Em meio a uma série de disputas políticas pelo apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) foi oficialmente confirmado como pré-candidato à prefeitura de Goiás nas eleições de 2024, recebendo a “bênção” de Bolsonaro em um evento nesta quinta-feira (4). Em um vídeo divulgado, Gayer aparece ao lado do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e do ex-presidente.
Em resposta a questionamentos da imprensa sobre a possibilidade de substituir a candidatura de Gayer pelo major Victor Hugo, vice-presidente do PL em Goiás, Bolsonaro foi enfático: “Aqui não tem troca-troca”. Gayer também descartou a possibilidade de sair como vice do pré-candidato apoiado por Caiado, Sandro Mabel, reforçando a decisão do PL de ter candidatura própria nas principais capitais do Brasil.
O apoio de Bolsonaro era incerto diante da possível aliança em torno do candidato de Caiado, aliado do ex-presidente. No entanto, o PL optou por seguir uma estratégia de candidatura própria, visando fortalecer a sigla. Em Goiânia, o partido conta com o respaldo de Gayer, cuja relevância tem crescido devido ao seu alinhamento com as pautas de Bolsonaro.
As declarações foram feitas após o encontro estadual do PL na capital, promovido pelo senador e presidente do PL Goiás, Wilder Morais. Caiado, que tem se aproximado de Bolsonaro, reconhece a força política do ex-presidente e manifestou interesse em concorrer às eleições de 2026 caso Bolsonaro permaneça inelegível. Por sua vez, Gayer destacou sua candidatura como parte de um plano para fortalecer a base conservadora no país, visando futuras eleições presidenciais.
Lideranças políticas e pré-candidatos do PL e de partidos aliados compareceram ao evento, que teve como objetivo discutir pautas relevantes e estratégias para as eleições municipais de 2024.