Dólar Hoje Euro Hoje
segunda-feira, 30 setembro, 2024
Início » Ministros do STF questionam competência em condenação de envolvido nos atos de 8 de Janeiro

Ministros do STF questionam competência em condenação de envolvido nos atos de 8 de Janeiro

Por Marina B.

O julgamento de Miguel Fernando Ritter, de 61 anos, pelos atos do 8 de janeiro, chegou ao fim com a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) seguindo o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, que condenou o réu a 14 anos de prisão e multa.

Entretanto, os ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça questionaram a competência da Corte para julgar o caso. Nunes Marques enfatizou a importância do direito ao juiz natural, destacando que a questão merece reflexão e debate aprofundados. Mendonça reforçou a incompetência da Suprema Corte para o caso e ressaltou a ausência de provas substanciais contra o réu.

Enquanto o ministro Luís Roberto Barroso divergiu parcialmente do relator, os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Edson Fachin acompanharam o voto de Moraes.

O laudo da Polícia Federal revelou que o único dado referente a Ritter é seu nome na lista de passageiros de um ônibus de Santa Rosa para Brasília, no dia das manifestações.

Mecânico e empresário, Ritter é pai da advogada Gabriela Ritter, presidente da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de janeiro. Em janeiro, após a participação de Gabriela em uma live sobre os atos, Ritter foi alvo de busca e apreensão pela PF, levantando questionamentos sobre intimidação e violação de direitos humanos.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.