Dólar Hoje Euro Hoje
sábado, 12 outubro, 2024
Início » Rússia acusa a Otan de retornar à mentalidade da Guerra Fria

Rússia acusa a Otan de retornar à mentalidade da Guerra Fria

Por Alexandre G.

Nesta quarta-feira (3), a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que a Otan voltou à mentalidade da Guerra Fria, coincidindo com a celebração do 75º aniversário da aliança esta semana.

Zakharova declarou aos jornalistas que nas relações com a Rússia, a Otan está retrocedendo ao período da Guerra Fria. Ela argumentou que a Otan não se encaixa no “mundo multipolar” que Moscou busca construir para contrabalançar a influência dos Estados Unidos, mas continua sendo uma preocupação central para a Rússia.

O presidente Vladimir Putin lançou uma “operação militar especial” na Ucrânia em 2022, com o objetivo declarado de impedir a expansão da Otan em regiões próximas à Rússia. No entanto, a guerra teve o efeito contrário, fortalecendo a aliança, que agora conta com 32 membros após a admissão da Finlândia e da Suécia.

Enquanto os ministros das Relações Exteriores da Otan se reuniram em Bruxelas para discutir propostas que ampliariam o papel da aliança na coordenação do fornecimento de armas, munições e equipamentos para a Ucrânia, os governos ocidentais afirmam que estão apoiando a Ucrânia em sua luta pela sobrevivência contra a invasão russa.

Zakharova criticou a história da Otan, alegando que está repleta de “aventuras agressivas que trouxeram guerra e destruição a muitas nações”, e afirmou que o aniversário da aliança não é motivo para comemoração.

Você pode se Interessar

Deixe um Comentário

Sobre nós

Somos uma empresa de mídia. Prometemos contar a você o que há de novo nas partes importantes da vida moderna

@2024 – Todos os Direitos Reservados.